LUCAS LEOCADIO BATTISTON
Doutorando em Engenharia Química na Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Engenheiro Químico formado pela universidade SOCIESC de Curitiba; Técnico em Química pela instituição Irmão Mario Cristóvão TECPUC. Experiência na área industrial e laboratorial. Conhecimentos técnicos em equipamentos de ensaios físico-químicos e metrologia. Conhecimento em ferramentas de qualidade 5S, Sistema Kanban, Sistema de Gestão da Qualidade, ISO9001:2015. Conhecimento na ferramenta OpenFOAM, software de simulação CFD (computational fluid dynamics). Compreensão e entendimento dos idiomas alemão e inglês em nível intermediário/avançado.
MONIS NEVES BAPTISTA MANUEL
Doutorando em Engenharia Química na Universidade Federal do Paraná. Possui licenciatura em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Mestre em engenharia química na Universidade Federal do Paraná. Foi bolsista do programa Pulsar, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UNILAB, que objetiva contribuir para o acompanhamento e orientação acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação da UNILAB na forma de ações de tutoria. Atuou como monitor voluntário das disciplinas de Química Geral Experimental e Química Analítica Experimental. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), atuando na Escola de Ensino Médio Padre Saraiva Leão, localizada em Redenção (CE). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq), desenvolvendo trabalho sobre método de identificação da pureza dos cafés sombreados produzido no Maciço de Baturité (CE). Foi bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), desenvolvendo o trabalho “Uso de espectroscopia NIR e one-class SIMCA para verificação de autenticidade do álcool gel”. Atua principalmente nos seguinte temas: biocombustíveis, biodiesel, bioquerosene e ácidos graxos.
BERIVALDO GELSON GASPAR FERNANDES
Mestrando em Engenharia Química na Universidade Federal do Paraná, com bolsa concedida no contrato assinado entre a empresa Terra Brasil Participações e a UFPR. Possui graduação em Engenharia Química pelo Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC). No último ano da graduação, conquistou o 1° lugar na Feira de Engenharia e Tecnologia em alusão ao Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável com o Projeto Fitoresp e foi brindado como estudante de mérito. Foi responsável pelo laboratório de controle de qualidade da Nutriboty (Angola) (Dep. de Investigação e Desenvolvimento), onde supervisionava desde a produção até as análises físico-químicas, além de criar relatórios de pesquisas e inovações. Era também responsável pela análise de metanol em aguardente e pela análise de solos e minerais. Recentemente, contribuiu para que a empresa fosse reconhecida com a melhor participação de indústria na maior feira do sul de Angola. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos de separação, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Destilação por arraste de vapor, Cromatografia gasosa; Em aromaterapia na caracterização e aplicação de óleos essenciais e vegetais; Em Solos, reações sólido-líquido para solubilização de metais pesados; espectrofotómetro de absorção atómica, UV, Fotómetro de chamas.
ANA ODETE CASSINDA GUELENGUE
Mestranda em Engenharia Química na Universidade Federal do Paraná. É licenciada em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atuou como monitora voluntária do Programa de Bolsa de Monitoria na disciplina de Química Orgânica Experimental da UNILAB. Atuou como tutora bolsista do PULSAR – programa de acompanhamento e orientação acadêmica para os estudantes do primeiro ano do curso, ligado à Pró-Reitoria de Graduação da UNILAB Ceará. Participou como bolsista do programa de estágio junto à Secretaria Municipal da Educação do município de Redenção (CE), apoiando alunos portadores de deficiência.
JOHN WELVINS BARROS DE ARAÚJO
Licenciado em Física pela Universidade Federal do Pampa, mestre em Física pelo Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e doutorando em Física pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui experiência em instrumentação e experimentação ambiental (temperatura, umidade e pressão), além de física do estado sólido. Desenvolveu trabalhos de monitoramento de parâmetros ambientais, automação experimental e redes de sensores utilizando CAN Bus e outros protocolos com microcontroladores, como PIC18F, Arduino e ESP. Atualmente, no doutorado, pesquisa a otimização e caracterização de rotas de dissolução ácida para extração de Elementos Terras Raras (ETRs).
MARCIO APARECIDO BULLA JUNIOR
Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atualmente cursando o mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE) pela UFPR. Possui experiência em programação (Python e C), estágio em Física Médica no hospital Erasto Gaertner e estágio na URBS. Neste último, participou do desenvolvimento de dispositivos para gravação de cartões de usuários para acesso ao sistema de transporte público curitibano. Desenvolveu um sistema de Photogate usando microcontroladores ESP32, sendo o estudo publicado na revista “Physics Education“. No mestrado, pesquisa o desenvolvimento de instrumentação para otimização de produção de nanopartículas de lignina para aplicação em carreadores de fármacos e cosméticos, além da caracterização usando técnicas de espalhamento a baixo ângulo de raios X (SAXS) e nêutrons (SANS) e espalhamento inelástico de nêutrons (INS).
JANARDELLY GOMES DE SOUZA
Possui curso técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade do Oeste Paulista (2018). Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (bolsa CAPES) pela Universidade do Oeste Paulista (2021), com o desenvolvimento de biocarvões através do bagaço de cana-de-açúcar e do biossólido para aplicação no solo. Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (bolsa CAPES) pela Universidade do Oeste Paulista (2022).